O que é Gerenciamento de Risco?1:43:03

  • 19,488 views

O que é GERENCIAMENTO DE RISCO afinal e como ter? Bom, sabemos que quase tudo na vida oferece algum risco e no trading não deixa de ser diferente.

Quem atua ou quer atuar como trader no mercado de capitais deve saber o que é e como fazer gerenciamento de risco. A escolha por ser uma espécie de especulador no mercado exige que haja esse compromisso com a estratégia.

Entender como se deve manejar os riscos e não sair da estratégia previamente estabelecida faz toda a diferença. O grande erro que muitos traders iniciantes cometem é se desviar de suas estratégias ao longo do caminho.

  

Gerenciamento de Risco – Não Fuja da Sua Estratégia

O que é Gerenciamento de Risco - Tape Reading Automatizado

O que é Gerenciamento de Risco – Tape Reading (Foto: Divulgação)

A lição número 1 para trades deveria ser essa. Mesmo que nos primeiros movimentos do mercado haja resultados ruins não se deve desviar da estratégia. Assumir o risco que a estratégia oferece e contornar os problemas é essencial.

No mercado o que se observa muito em relação a gestão de risco é a má administração dos erros. Por exemplo um trading iniciante estabelece que a estratégia pode oferecer 3 erros em 10 tentativas. Se as 3 primeiras tentativas oferecerem erro muitos desses traders abandonam a estratégia.

  

Probabilidade de Ganho e Perda

Os tradings precisam ter pleno conhecimento das probabilidades de ganho e perda. Isso torna mais fácil que se encontre um caminho seguro para manter a estratégia.

Não ter esse conhecimento é o principal erro de gerenciamento de ameaça. Imagine o seguinte cenário um trader está investindo numa estratégia. Nas 3 primeiras tentativas a estratégia deu certo.

Ele então se anima e passa a investir mais nos lotes desses ativos. No entanto em nenhum momento ele considerou a possibilidade de erro. A estratégia pode falhar e ele pode ter um grande prejuízo.

  

Cálculos

Os traders devem fazer cálculos de gerenciamento de risco para evitar prejuízos. No caso que imaginamos acima esse trader poderia ter um prejuízo se os lotes seguintes não dessem certo. Muitas vezes além de perder o que foi ganho nos lotes assertivos o trader perde o que é dele também.

  

Trading é Risco

Quem está querendo entrar no mercado de capitais precisa entender isso. Não como ser um trader e não correr risco. O que diferencia os traders bem-sucedidos dos que não vão tão bem é esse entendimento.

Assumir os riscos e encontrar estratégias inteligentes para enfrenta-los faz toda diferença. Uma técnica que os traders podem usar para tentar contornar os riscos é o tape Reading.

Trata-se de uma técnica que permite que o trading antecipe alguns movimentos de mercado. Seria uma maneira de fazer uma leitura do mercado tentando identificar os pontos falhos da estratégia.

Saber que é importante não se empolgar com possíveis resultados positivos no início. Pode haver um momento de queda desse ativo que pode trazer consequências complicadas.

Não se trata de fugir dos riscos e sim saber como conduzi-los. Fazer um planejamento inteligente em que os riscos façam parte da equação. Em tudo o que fizermos teremos algum tipo de risco então não se pode desanimar.

Estude o máximo que puder para se tornar um bom trader. Lembre-se da primeira e mais importante lição faça o gerenciamento de perigo.

  

Participe do Curso de Tape Reading Gratuito

São 15 AULAS GRATUITAS para você começar no Daytrade online.
Lucrando alto, com consistência a longo prazo!

 Gerenciamento de Risco (Botão)